Translate this Page

Rating: 0.5/5 (402 votos)








O que é nanotecnologia?

O que é nanotecnologia?

Nanotecnologia é um termo usado para referir-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

O nome foi citado pela primeira vez por Richard Feynman em Dezembro de 1959 e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Mas foi somente a partir do ano de 2000 que a nanotecnologia começou a ser desenvolvida e testada em laboratórios.

A base do uso da nanotecnologia é o nanômetro (nm), que é uma unidade de medida assim como o quilômetro, o metro e o centímetro. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro, o que abre espaço para muitas possibilidades, mas também traz grandes desafios para conseguir trabalhar com uma escala tão minúscula. A maior prova dessa dificuldade, é o fato de que apenas laboratórios e indústrias que têm equipamentos de alta precisão conseguem lidar com essa tecnologia.

Com a nanotecnologia será possível, por exemplo, otimizar os efeitos de remédios levando-os diretamente aonde são necessários dentro do corpo, o que diminuiria a toxidade das drogas, os efeitos colaterais e as dosagens. Também será possível fazer algo parecido em tratamentos como o do câncer, atacando apenas as células defeituosas.

Embora muitas das possibilidades a nanotecnologia ainda estejam no universo da ficção científica, por causa das dificuldades em tornar realidade alguns procedimentos, a cada dia surgem novas pesquisas em torno do assunto, o que certamente tornará possível muitas coisas em um futuro próximo.

já existem alguns produtos que são resultado do uso da nanotecnologia. Dentre esses, merece destaque os microprocessadores. Toda vez que os processadores evoluem é necessário usar um novo processo de produção com uma escala menor, para poder fabricar as partes internas dele (que atualmente já são fabricados em 45 nanômetros) e assim diminuir seu tamanho e o consumo de eletricidade. É graças as pesquisas e ao desenvolvimento da nanotecnologia que hoje é possível ter equipamentos cada vez menores, e com maior poder computacional.Além dos microprocessadores, a nanotecnologia já está presente em alguns tecidos com características especiais, equipamentos médicos como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos, protetores solar, produtos para limpar materiais tóxicos, sistemas de filtração do ar e da água, vidro autolimpante, coberturas resistente a arranhões, curativos antimicrobiano, limpadores de piscinas, desinfetantes, também esta na  medicinaeletrônicaciência da computaçãofísicaquímicabiologia e engenharia dos materiais) e muitas outras soluções. Na prática, a nanotecnonlogia hoje abrange vária áreas com suas diversas aplicações.