Translate this Page

Rating: 0.5/5 (402 votos)








Como usar uma rede wi-fi sem cometer crimes

Como usar uma rede wi-fi sem cometer crimes

 

 Invadir o computador dos outros é crime, mesmo se essa pessoa não usa uma senha para proteger sua rede. É possível identificar e punir os invasores. 

Muitas pessoas instalam roteadores wi-fi em casa ou no escritório e deixam a rede desprotegida, sem senhas. Nesse caso,qualquer pessoa se estiver na área de cobertura do sinal pode acessar a rede sem pedir permissão. No entanto, acessar a rede desprotegida do vizinho é crime, tipificado na Lei 12.737 (a Lei Carolina Dieckmann) como invasão de dispositivo informático.

O dono da rede pode fazer uma denúncia na delegacia especializada em crimes digitais, ou em uma delegacia de polícia comum, registrar uma ocorrência, e um perito consegue comprovar a invasão, identificando o invasor. Nesse caso, as consequências podem ser graves, resultando em pesadas indenizações ou ate mesmo prisão, conforme o caso. Não é porque alguém deixa a porta da casa mal fechada que os outros podem entrar e vasculhar tudo. O princípio é o mesmo.

A lei diz ainda que se alguém acessar a internet a partir de um ponto de acesso público e cometer crimes, por exemplo, a partir da rede de um bar ou lanchonete, o dono da rede pode ser responsabilizado pelo crime. Existem jurisprudências (decisões judiciais) isentando o donodas redes públicas desse tipo de responsabilidade, devido ao grande número de pessoas que acessam essas redes. Por isso, quem oferece esse serviço deve se equipas profissionalmente para impedir a prática de crimes.

Por causa disso, muitas redes públicas exigem o cadastro dos usuários e dos equipamentos que vão acessar a rede, o que permite identificar o responsável por possíveis crimes ou fraudes, pois a perícia consegue rastrear o equipamento que acessou a rede a cometeu crimes.Se houver um cadastro,será possível ligar o equipamento ao nome da pessoa que o usou.

A prática de identificar os usuários ocorre também em hotéis e escolas com essa mesma finalidade. Os hotéis e escolas possuem outras razões e obrigações para cadastrar seus usuários, e expandem o procedimento para os usuários de internet. Por isso, nunca pense que pode fazer o que deseja só porque está sozinho em seu carro ou casa. Alguém pode estar rastreando o que você faz.